Termografia

A termografia por raios infravermelhos é a ciência de aquisição e análise de valores de temperatura obtidos a partir de câmaras termográficas.

Todos os materiais que conhecemos emitem energia (calor) na zona de radiação infravermelha do espectro electromagnético. A quantidade de energia transmitida por um material está relacionada com a sua temperatura.

As câmaras de infravermelhos (câmaras termográficas) conseguem ler esta radiação e transformam-na, dando-nos a conhecer a temperatura na superfície do material emissor.

Com a ajuda de câmaras termográficas de infravermelhos conseguimos, num exame não destrutivo, detectar e localizar problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em tubagensou equipamentos, roturas em tanques, depósitos, em canalizações de água e em sistemas de ar condicionado; identificar o traçado de tubagens e a localização e dimensões de sistemas radiantes embebidos no chão ou em tectos; analisar instalações e equipamentos eléctricos; ...

Veja, nas imagens abaixo, como o recurso à termografia nos permite detectar alguns dos problemas aqui referidos.

Circuitos Elétricos

Ar condiconado

Radiadores

Piso Radiante

Instalações Hidráulicas

Ar condicionado